Mês Vocacional: Agosto é dedicado às vocações

O mês de agosto é tradicionalmente conhecido como o mês vocacional no Brasil.

A CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil convoca, todos os anos, para intensificar, neste mês, as orações e as ações em favor das vocações em geral.

É pedido para que nos unamos em uma única prece ao Senhor da Messe, para que envie muitas e santas vocações para nossas comunidades.

O grande sonho de Deus é a vivência da fraternidade. Jesus Cristo veio ao mundo para resgatar a humanidade e construir o Reino de Justiça e de Fraternidade, porém, não quis cumprir essa missão sozinho, ele chamou colaboradores imediatos, os Apóstolos.

Hoje, os nossos Bispos e Padres são os continuadores da ação de Jesus Cristo no mundo.

Porém é importante lembrar que são muitas as vocações, que são diferentes de profissões. Quando procuramos uma profissão, são muitos os caminhos a seguir.

Mas quando se fala de vocação, a história é diferente. A escolha é limitada.
Isso porque vocação não é exatamente a mesma coisa que profissão, nem simplesmente a mesma coisa que dom ou talento pessoal.

E todos somos chamados para alguma coisa. É para isso que Deus nos dá os dons. Eles não são a vocação, mas um instrumento que Deus nos oferece para que possamos viver a vocação da melhor maneira possível.

Existe a vocação para a vida sacerdotal, para a vida religiosa, vocação para a vida matrimonial e também a vocação leiga que é a vocação do cristão comprometido. Aqui se encaixam todas as pessoas que ajudam na Igreja: Diáconos permanentes, catequistas, ministros, entre outros.

Embora a vocação para os ministérios ordenados deva ocupar a atenção dos fiéis durante todo este mês, por serem elas indispensáveis para a essência da Igreja, a vocação matrimonial tem merecido destaque.

0 Response to "Mês Vocacional: Agosto é dedicado às vocações"