Peregrinam pelo Brasil as relíquias de São Vicente Pallotti



Para comemorar os 50 anos da canonização de São Vicente Pallotti, a Congregação dos Padres Palotinos no Brasil organizou a peregrinação das relíquias do seu santo fundador. 

 A peregrinação começou no dia 20 de janeiro de 2012 e continua até 20 de janeiro de 2013, ocasião em que se recorda a data da canonização do santo ocorrida em 1963.

 Para percorrer as comunidades Palotinas do Brasil foi projetado um relicário pelo artista sacro Cláudio Pastro. O relicário consta de um fragmento do corpo de São Vicente, especificamente, do osso do dedo da mão e uma estola que pertenceu ao santo.

 O reitor provincial de São Paulo, padre José Elias Fadul, citou em mensagem no site da peregrinação que o relicário em formato de uma arca, embora não seja mais comum nos últimos séculos, foi bastante utilizado pela Igreja e explica o porquê dessa apresentação.

"O relicário em formato de arca evoca a própria História da Salvação. Noé construiu a Arca, que abrigou o povo que deu início a uma nova humanidade lavada do pecado. A Arca da Aliança, que abrigou as Pedras da Lei e acompanhou o Povo de Deus pelo deserto a caminho da Terra Prometida, que depois entrou triunfante em Jericó e foi conservada para ser definitivamente abrigada no templo de Salomão. Após o período dos Reis, quando o povo viveu um obscuro tempo de exílio, perseguições e diáspora, a Arca da Aliança desapareceu, mas o resto de Israel que conservou, a duras provas, a fé nas promessas feitas a Abraão, cultivou a linhagem de Davi, donde brotou a mais perfeita mulher, Maria, a Arca da Nova Aliança, cujo seio trouxe ao mundo, o Messias Salvador".

 A relíquia atualmente visita a Arquidiocese de Campo Grande (MS). O relicário deve ficar durante a primeira semana do mês passando pelas diversas paróquias e comunidades da arquidiocese.

 O vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, padre Augusto Martins de Barros, fala sobre a expectativa da primeira paróquia da arquidiocese a receber a relíquia.   

 "As relíquias estão percorrendo o Mato Grosso do Sul e hoje (31) chega a Campo Grande na paróquia Santa Rita de Cássia. Estamos muito motivados, as pessoas sentem-se tocadas por poder ter a chance de tocarem em algo que pertenceu ao santo". 

 A Comissão Família Palotina em Festa criou um site especialmente para a ocasião da visita das relíquias ao Brasil. Na página podem ser encontrados diversos materiais, vídeos, músicas, a história de São Vicente Pallotti, explicações sobre a peregrinação e a agenda no Brasil.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Peregrinam pelo Brasil as relíquias de São Vicente Pallotti"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
PORTAL IGREJA NA MÍDIA - COMUNICAÇÃO À SERVIÇO DA IGREJA.. Tecnologia do Blogger.