FRANCISCO é o novo Papa da Igreja Católica !

O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o novo Papa. Ele escolheu o nome Francisco, Ele é o Papa de número 266 da Igreja Católica.
Os 115 Cardeais anunciaram a escolha do novo Pontífice nesta tarde às 15h05, horário do Brasil, com a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina no Vaticano.
O cardeal francês, protodiácono, Jean-Louis Tauran surgiu à janela da Basílica de São Pedro, às 16h10, horário do Brasil, para anunciar o nome do sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado no último dia 11 de fevereiro.

O anúncio foi feito em latim, traduzindo em português:

Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa”:
O eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal da Santa Igreja Romana Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome Francisco.

A decisão foi tomada depois de cinco votações realizadas pelos cardeais, uma ontem à tarde e outras quatro efetuadas hoje (duas de manhã e mais duas nesta tarde).

No seu primeiro pronunciamento como Papa, manifestou simplicidade e humildade.
Rezou pelo Papa Emérito, Bento XVI em atitude de agradecimento e reconhecimento.
Num gesto amoroso pediu que o povo rezasse por ele no momento em que assumia o papado, e curvou-se perante a multidão que estava presente na Praça de São Pedro.
Um silêncio reverencial se fez, e ali naquele momento, a Igreja toda pediu a Deus pelo seu novo Pastor.

Sua primeira mensagem trouxe paz e alegria aos fiéis católicos, ao dizer que a caminhada é do bispo com o povo.
“E agora comecemos este caminho bispo e povo. Um caminho de Fraternidade, de amor, de confiança entre nós”.

Veja na íntegra a mensagem do Papa Francisco:
“Irmãos e Irmãs, boa noite! Vocês sabem que o dever do conclave era de dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram busca-lo quase no fim do mundo. Mas, estamos aqui! Vos agradeço pela acolhida, à comunidade diocesana, ao seu bispo. Obrigado”!(...aplausos...)

Antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI (... aplausos...).
Rezemos todos juntos por ele, para que Deus o abençoe e Nossa Senhora o proteja.
(segue a oração do Pai Nosso, da Ave Maria e do Glória ao Pai).
E agora comecemos este caminho bispo e povo, bispo e povo. Este é o caminho da Igreja de Roma que é aquela que precede na caridade todas as outras Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, um pelo outro, rezemos por todo o mundo, para que exista uma grande fraternidade.

Desejo que este caminho de Igreja, que hoje começamos e que me ajudará o meu Cardeal Vigário aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta tão bela cidade. (...aplausos...).
E agora gostaria de dar uma benção, mais antes vos peço um favor. Antes de o bispo abençoar o povo vos peço que vocês rezem ai Senhor para que me abençoes. A oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. (...aplausos...).
Façamos em silêncio esta oração de vocês por mim!
Ao fim dessas palavras, o Papa Francisco concedeu a sua primeira benção apostólica, a bênção “Urbi et Orbi”.

Redação da A12
Site: A12

0 Response to "FRANCISCO é o novo Papa da Igreja Católica !"