Fumaça branca e sinos anunciam: A Igreja tem um novo Papa !

Com a fumaça branca e o toque de sinos da Basílica de São Pedro os católicos na Praça do Vaticano e de todo o mundo receberam o anúncio de que a Igreja Católica já tem um novo Papa.

Os 155 Cardeais reunidos em Conclave desde ontem (12) elegeram o novo Papa na quinta votação. Emoção e lágrimas tomaram conta dos fiéis que estavam – muitos inclusive desde o início do Conclave – na Praça de São Pedro.

Com um tempo de espera de 40 a 50 minutos, do aparecimento da fumaça na chaminé da Capela Sistina até que o novo Papa seja anunciado na varanda da Basílica de São Pedro.
Após a eleição, o Papa eleito com pelo menos dois terços do número dos Cardeais, irá vestir as vestes pontifícias e se dirigirá para o balcão central da Basílica.

O anúncio será feito da varanda central da Basílica pelo protodiácono, o Cardeal francês Jean-Louis Tauran que falará a célebre expressão “Habemus Papam”.

O anúncio oficial é feito em latim, com as seguintes palavras:
“Annuntio vobis gaudim Magnum; habemus Papam:
Emminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum...,
Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem..., qui sibi nomen imposuit...”.

Em português:
“Anuncio-vos uma grande alegria temos Papa: O Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor..., Cardeal da Santa Igreja Romana..., que escolheu o nome...”.

O Papa dará então a benção apostólica “Urbi et orbi”, o primeiro ato público do novo Papa.

Redação Portal A12

0 Response to "Fumaça branca e sinos anunciam: A Igreja tem um novo Papa !"