História de Coroatá, parabéns pelos seus 93 anos !

Vista aérea de Coroatá e Prefeitura Municipal de Coroatá

O município de Coroatá esta no centro-leste, no vale do Itapecuru, do estado do Maranhão e está cerca de 260 km de São Luís, capital. Sua topografia é predominantemente plana. Sua população total é de 61.725 habitantes (IBGE 2010). Cerca de 47.214 vivem na área urbana do município.
Os primeiros habitantes a penetrarem neste município foram os portugueses, e, a eles, juntaram-se mais tarde habitantes das zonas vizinhas. A cidade de Coroatá originou-se de “depósitos” ou “paios” (espécie de posto) de fazendeiros e de visitantes de outras regiões, notadamente do Mearim.

Com o progresso do povoado, chegaram novos imigrantes destacando-se os sírio-libaneses que, desenvolvendo o comércio, contribuíram na independência da localidade. Em 5 de novembro de 1843, através da lei n° 173, foi criada a Vila Coroatá, sendo este território desmembrado do município de Caxias e Itapecuru-Mirim.

Após 77 anos Coroatá foi elevada a categoria de cidade, sendo assim seu aniversário comemorado no dia 8 de abril de 1920, favorecido pela lei n° 924, durante o governo do Dr. Urbano Santos de Araújo. O primeiro nome desta cidade foi Coroatá Grande, quando era ainda um arraial. Este nome derivou-se de uma planta existente na região chamada pelos moradores de piteira ou agave; a planta era originaria do México e os indígenas conheciam-na como Croatá-Açú. Mais tarde os habitantes começaram a se transportar para um lugar mais próximo do rio Itapecuru onde foi edificada a cidade.

Bandeira
Bandeira de Coroatá

Significado: o verde representa as matas; o branco, a paz; o vermelho, o sangue vibrante de um povo trabalhador; o azul, o céu cintilante; e a estrela, sobre o azul do céu, é um símbolo de verdade e de esperança. Em destaque as palavras "Trabalho e Justiça", entendidas pelos idealizadores como os pilares edificadores e sustentadores da cidade.

Turismo

Uns dos mais conhecidos cartões postais de Coroatá é o Morro do Machado, onde no topo se tem uma vista panorâmica da cidade. E veja logo abaixo algumas fotos de outros cartões postais de nossa cidade de Coroatá.

Igreja Católica de Coroatá (Catedral)

Praça do Cajueiro de Coroatá

• Maria Teresa Trovão Murad - 1993
  • Romulo Augusto Trovão Moreira Lima - 1997/2004
  • Luís Mendes Ferreira 2004/2012
  • Maria Teresa Trovão Murad (atual prefeita)
E o Blog Igreja na Mídia 10 deseja a Coroatá um feliz aniversário, que está cidade tão linda e maravilhosa possa crescer ainda mais e mais, para com que todos os seus habitantes possam viver a paz nesta linda cidade maravilhosa.
Texto: Pesquisas na internet
Fotos: Pesquisas na internet

0 Response to "História de Coroatá, parabéns pelos seus 93 anos !"