Missa do Beijo da Cruz na Catedral de Coroatá.

Olá filhos (as) de Maria, aconteceu na Catedral de Coroatá, a tradicional Missa do Beijo da Cruz, celebrada pelo nosso pároco Pe. Alonso Gomes.

Entenda um pouco sobre a Missa do Beijos da Cruz
Os cristãos peregrinos dos primeiros séculos a Jerusalém nos descrevem, através de seus diários que, em certo momento desta celebração, a relíquia da Santa Cruz era exposta para adoração diante do Santo Sepulcro. Os cristãos, um a um, passavam diante dela reverenciando e beijando-a.

Este momento é chamado de Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado na Cruz através do toque concreto que faziam naquela madeira onde Jesus foi estendido e que foi banhada com seu sangue, em nosso mundo de hoje, falar da adoração à Santa Cruz pode gerar confusão de significado, mas o que nós fazemos é venerar a Cruz, e enquanto a veneramos, temos nosso coração e nossa mente que ultrapassa aquela madeira, ultrapassa o crucifixo, ultrapassa mesmo o local onde estamos, até encontrar-se com Nosso Senhor pregado naquela cruz, dando a vida para nos salvar.

Quando beijamos a cruz, não a beijamos por si mesma, a beijamos como quem beija o próprio rosto de Jesus, e a gratidão por tudo que Nosso Senhor realizou através da cruz, o mesmo gesto o padre realiza no início de cada Missa ao beijar o Altar, é um beijo que não para ali, é beijar a face de Jesus, por isso não se adora o objeto o objeto é um símbolo, ao reverenciá-lo mergulhamos em seu significado mais profundo.

Nós cristãos temos a consciência que Jesus não é apenas um personagem da história ou alguém enclausurado no passado acessível através da história somente. “Jesus está vivo!” Era o que gritava Pedro na manhã de Pentecostes e esse era o primeiro anúncio da Igreja. Jesus está vivo e atuante em nosso meio, a morte não o prendeu. A alegria de sabermos que, para além da dolorosa e pesada cruz colocada sobre os ombros de Jesus, arrastada pro ele em Jerusalém na qual foi crucificado, que se torna o símbolo de sua presença e do amor de Deus, existe Vida, existe Ressurreição.

Nossa vida pode se confundir com a cruz de Jesus em muitos momentos, mas diante dela temos a certeza que não estamos sós, que Jesus caminha conosco em nossa via sacra pessoal e, para além da dor, existe a salvação, ao beijar a Santa Cruz, podemos ter a plena certeza: Jesus não é simplesmente um mestre de como viver bem esta vida, como muitos se propõem.

Missa do Beijo da Cruz
Texto: Francinaldo de Aguiar
Foto: Franciele Martins

0 Response to "Missa do Beijo da Cruz na Catedral de Coroatá."