Hoje 20 de Janeiro celebramos o dia do Santo São Sebastião !

O nome Sebastião vem do grego sebastós que significa divino, venerável. Segundo escritas atribuídas a Santo Ambrósio de Milão, São Sebastião teria nascido em 256 d.C e por volta de 283 d.c se alistou no exército romano. Mas sua intenção era apenas afirmar o cristianismo nos corações daqueles que estavam perdendo a fé com as constantes torturas.

Naquela época, o exército romano era governado no Oriente, por Deocliciano e no Ocidente, por Maximiliano. Mesmo se tratando de um cristão, os imperadores Diocleciano e Maximiliano o queriam por perto e até o nomearam capitão da guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.

Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio. Cerca de três anos depois (286 d.C) a sua conduta branda com os prisioneiros cristãos foi motivo de suspeita. Julgado traidor foi ordenado a execução por meio de flechas. Daí sua iconografia de um corpo atravessado por flechas.

Sebastião foi dado como morto e atirado no rio, mas foi socorrido por Irene (Santa Irene) e sobreviveu. Recuperado, Sebastião retorna a Roma e se apresenta para Diocleciano. Incrédulo, o imperador acredita ser algum tipo feitiçaria e ordena que espanquem Sebastião até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público e resgatado por Luciana (Santa Luciana, 30 de junho) que o limpou e sepultou de acordo com o ritual cristão.

Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV, atingindo seu auge na Baixa Idade Média, nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. São Sebastião é o protetor da Humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

No Brasil São Sebastião se tornou padroeiro de algumas cidades, entre elas a maravilhosa cidade do Rio de Janeiro. Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam a cidade, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas. O dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro.

Texto: Pesquisas
Foto: Internet