Hoje 20 de Janeiro celebramos o dia do Santo São Sebastião !

O nome Sebastião vem do grego sebastós que significa divino, venerável. Segundo escritas atribuídas a Santo Ambrósio de Milão, São Sebastião teria nascido em 256 d.C e por volta de 283 d.c se alistou no exército romano. Mas sua intenção era apenas afirmar o cristianismo nos corações daqueles que estavam perdendo a fé com as constantes torturas.

Naquela época, o exército romano era governado no Oriente, por Deocliciano e no Ocidente, por Maximiliano. Mesmo se tratando de um cristão, os imperadores Diocleciano e Maximiliano o queriam por perto e até o nomearam capitão da guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.

Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio. Cerca de três anos depois (286 d.C) a sua conduta branda com os prisioneiros cristãos foi motivo de suspeita. Julgado traidor foi ordenado a execução por meio de flechas. Daí sua iconografia de um corpo atravessado por flechas.

Sebastião foi dado como morto e atirado no rio, mas foi socorrido por Irene (Santa Irene) e sobreviveu. Recuperado, Sebastião retorna a Roma e se apresenta para Diocleciano. Incrédulo, o imperador acredita ser algum tipo feitiçaria e ordena que espanquem Sebastião até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público e resgatado por Luciana (Santa Luciana, 30 de junho) que o limpou e sepultou de acordo com o ritual cristão.

Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV, atingindo seu auge na Baixa Idade Média, nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. São Sebastião é o protetor da Humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

No Brasil São Sebastião se tornou padroeiro de algumas cidades, entre elas a maravilhosa cidade do Rio de Janeiro. Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam a cidade, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas. O dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro.

Texto: Pesquisas
Foto: Internet
COMPARTILHAR:

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.

NOTÍCIAS GERAIS DA ICAR

NOTÍCIAS GERAIS DA ICAR

AGUARDEM...!

GRUPOS, MOVIMENTOS OU PASTORAL

GRUPOS, MOVIMENTOS OU PASTORAL

AGUARDEM...!

CIDADES DA DIOCESE DE COROATÁ

CIDADES DA DIOCESE DE COROATÁ

AGUARDEM...!