Conheça o significado do Cartaz da Campanha da Fraternidade 2014.

1. O Cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. Aos mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força e coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.

2. Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do seu humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.

3. As correntes rompidos e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime, e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.

4. A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens, crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos.

Informações:
Livro da Campanha da Fraternidade