Evangelho – 5° Domingo do Tempo Comum – Ano A

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus. (Mt 5, 13-16).
Reflexão do evangelho
Todos os cristãos são chamados a construir um mundo novo. Isto significa que devemos ser portadores das novidades de Deus para as pessoas. Ser sal da terra e luz para o mundo exige que sejamos pessoas iluminadas por Deus, que tem sabedoria, que acredita nos valores do amor, da esperança, da fraternidade.
Cabe aqui algumas perguntas: estou sendo uma pessoa de bom relacionamento? A minha presença causa prazer e otimismo nas pessoas? Ou me tornei uma pessoa sem gosto, medíocre, sem alegria, sem entusiasmo? Devemos ser luz para o mundo: a minha vida é uma luz que demonstra amor, respeito, liberdade? Ou estou sempre nos caminhos do erro, da dúvida, do sofrimento? Busquemos a luz e o sabor da vida em Deus que está em sua Palavra.
Pe. Evaldo César de Souza C.Ss.R.