Quaresma, tempo de Caridade, Oração, Jejum.

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias de Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o ministério pascal.

Na Quaresma, Cristo convida-nos a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho de Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Convida-nos a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa. A partir da missa vespertina da quinta-feira Santa inicia-se o Tríduo Pascal, que abrange a Sexta-feira Santa "da paixão do Senhor" e o Sábado Santo, e tem o seu centro na virgília pascal, concluindo-se com as vésperas do domingo da ressurreição. Na Semana Santa a Igreja celebra os mistérios da salvação, levados a comprimento por Cristo nos últimos dias da sua vida, a começar pelo seu ingresso messiânico em Jerusalém.

o tempo quaresmal continua até à Quinta-feira Santa. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

Informações: O Mensageiro