Aconteceu na Catedral de Coroatá a tradicional Missa dos Santos Óleos.

Olá filhos (as) de Maria aconteceu ontem 10/04 de abril na Catedral de Coroatá a tradicional Missa dos Santos Óleos, que contou com a presença de vários padres da nossa Diocese como por exemplo: Pe. Alonso Gomes, Pe. José Flávio, Pe. João Evangelista, Pe. Lucas Fernando, Pe. Luis. Pe. Arinaldo, Pe. Zezinho, Pe. França, Pe. Cordeiro, Pe. Nenilsom, Pe. Jean Carlos e etc...

A missa foi presidida pelo nosso Bispo Do, Sebastião Bandeira, a Missa da unidade ou dos "Santos Óleos" acontece na Quinta-feira Santa, mas por motivos pastorais, esta celebração poderá ser antecipada. A Missa da Unidade reúne em torno do Bispo o clero da diocese (padres e diáconos) e todo o povo de Deus. A Missa dos Santos Óleos reúne ao menos uma boa representação das comunidades paroquiais que forma a diocese. Umas vez que está missa caracteriza-se como uma grande ação de graças a Deus pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nela, os padres presentes renovam as promessas sacerdotais.

Qual o significado do óleo ?
A palavra “Óleo” é de origem latina, “oleum”, derivada do grego “élaion”, que faz referência ao óleo extraído dos olivais (élaia). Este tem a finalidade de fazer brilhar o rosto (Sl 103,15) e é símbolo da alegria (Sl 44,8). Ser ungido pelo óleo significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). Mesmo edifícios e objetos podem ser consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo também alivia as dores e fortalece os cristãos, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis.

Quais são os óleos usados na Liturgia ?
Na Liturgia da Igreja evidencia-se três óleos: Óleo dos ENFERMOS, Óleo dos CATECÚMENOS e Óleo do Santo CRISMA. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados, e o terceiro é consagrado pelo Bispo celebra com todo o seu presbitério na Quinta-feira Santa pela manhã (ou outro dia pastoralmente propício). O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados, para que possam como Cristo, serem fortalecidos contra mal. Na falta deste óleo, outro poderá ser abençoado pelo padre antes de ser usado. O batizando é ungido com o óleo dos catecúmenos, no peito. O Óleo dos Enfermos, que em caso de necessidade poderá ser abençoado pelo padre antes da unção do enfermo, é um sinal sensível utilizado na Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos. O Santo Crisma é um óleo perfumado, utilizado nas unções consecratórias dos seguintes sacramentos: · depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; · na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; · depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; · depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote.

Veja agora algumas imagens da Missa dos Santos Óleos
E o Blog Igreja na Mídia 10 vai está sempre aqui, para levar a você todas as informações de nossa Igreja Católica, o blog está a serviço de nossa igreja, então você grupo, movimento ou pastoral pode contar com o nosso Sistema de informações Igreja na Mídia, amém !

Coroatá-MA - CEP: 65.415-000
e-mail: igrejanamidia10@hotmail.com