Acolher Jesus nos transborda de alegria.

Começamos hoje a nossa novena de Natal. Estamos já a poucos dias da grande festa pelo Deus que se faz menino para a nossa salvação. É um tempo de profunda e serena alegria pela chegada daquele que veio para mostrar ao homem quem ele realmente é e assim, indicar o caminho da nossa felicidade.


É tradição em muitas famílias rezar a novena de natal como maneira de preparação para melhor acolher a Jesus que vai nascer. Aqui no A12.com, dia após dia, você encontrarrá materiais que o ajudarão a rezar e que podem ser um auxílio na sua preparação e na de sua família.


Não sei se todos percebem isso, mas até a liturgia da Igreja se prepara de maneira especial nesses últimos dias antes do Natal. Se até agora as leituras estavam focadas na vinda de Jesus no final dos tempos, a partir do dia 16, se foca mais explicitamente no nascimento de Jesus em Belém, nessa vinda que aconteceu a quase 2000 anos atrás e que de alguma maneira continua se atualizando nos corações de todos os católicos atualmente.

Essa atualidade do nascimento de Jesus se manifesta em vários gestos concretos de caridade que as pessoas costumam realizar como fruto das novenas de Natal. Em cada novena se redescobre o tesouro que Deus nos deu em seu Filho Jesus. Tesouro esse que amorosamente nos obriga a não ficar parados, a distribuir essa alegria para a maior quantidade de pessoas possível. Desse espírito surgem as mais diversas formas de caridade que vemos nessa época do ano.

Mas antes de falar de alguns gestos concretos, penso que deveríamos nos perguntar se está presente em nós esse espírito. Será que eu descubro no Natal um acontecimento fundamental na minha história de vida? Descubro a importância da vinda de Jesus ao mundo? Entendo que a minha felicidade e a felicidade de muitas pessoas dependem de um encontro pessoal com Cristo cada vez mais intenso?

Acho que essas perguntas são válidas porque todos corremos um risco. O da rotina. Todos os anos celebramos o Natal, fazemos as arrumações necessárias, colocamos enfeites nas casas, preparamos a árvore de Natal e o presépio. Mas se tudo isso se faz sem levar em consideração o verdadeiro sentido do Natal, não tem sentido nenhum.

Se descobrimos em nós essa rotina, um primeiro gesto concreto pode vir agora, no início da novena. Celebrar bem essa preparação. Realmente desejar uma conversão de coração, para que Jesus possa morar de verdade dentro de nós, fazendo novas todas as coisas, renovando meu interior, minha família, minha relação com Deus, etc... Talvez esse seja o melhor gesto concreto a se fazer nessa situação.

Por outro lado, agora que começamos a novena, devemos ter presente que todas as vezes que acolhemos Jesus em nosso interior, Ele muda a nossa vida. Como exemplo disso, podemos ler a passagem do Evangelho de Lucas que conta a encarnação de Jesus, logo após o Sim de Maria:

“Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.” (Lc 1, 38-41)

Ao receber Jesus, Maria não se contém e sai apressadamente em busca de sua prima Isabel, para compartilhar a alegria que estava vivendo. Esse é o melhor exemplo que eu posso imaginar de gesto concreto para todas as novenas: Levar a todas as pessoas a alegria de receber Jesus no meio de nós.

Isso pode se traduzir de várias formas: Campanhas de Natal, visita aos doentes, alimentar aos que têm fome, vestir aos que precisam, viajar de Missões, consolar alguém que esteja precisando de consolo, ajudar que as crianças conheçam o verdadeiro sentido do Natal, ir mais à Missa, convidar alguém para ir à Missa contigo, se confessar bem, criar um grupo de jovens, participar de um grupo de oração ou de meditação da Palavra de Deus, se engajar de alguma maneira com a pastoral da comunidade paroquial, e tantas outras iniciativas que o Espírito Santo possa suscitar nos corações.

Como escolher o que fazer? Realizar uma boa novena é a maneira mais apropriado para que o Espírito Santo fale aos corações e suscite diversas iniciativas. Mas uma coisa é certa, o nascimento de Jesus não pode nos deixar de braços cruzados, ele precisa da nossa cooperação para chegar realmente a todos os corações que ainda estão longe do amor desse Deus menino.

Boa Novena! Que Deus nos abençoe e que Nossa Senhora nos acompanhe nessa última etapa de preparação para o Natal de Jesus.


Informações: A12
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Acolher Jesus nos transborda de alegria."

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
PORTAL IGREJA NA MÍDIA - COMUNICAÇÃO À SERVIÇO DA IGREJA.. Tecnologia do Blogger.