Arquidiocese de Belém anuncia o tema do Círio de Nazaré para 2015.

A Arquidiocese de Belém, no estado do Pará anunciou neste mês, o tema do Círio de Nazaré para o ano de 2015: "Maria, Mulher Eucarística". O tema escolhido tem o objetivo de refletir sobre a presença viva de Cristo no meio do povo, preparando os fiéis para os eventos religiosos de 2016, quando Belém receberá o XVII Congresso Eucarístico Nacional e celebrará os 400 anos do início da evangelização da Amazônia e fundação da cidade de Belém, explica a organização do evento.

“Cabe à Arquidiocese a grande responsabilidade da preparação para este momento, pois seremos a Capital Eucarística do Brasil, acolhendo pessoas de todas as regiões do nosso país. Nossa Igreja tem a tarefa de oferecer um testemunho vivo da fidelidade ao Senhor e de espírito eucarístico”, explica o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Segundo ele, o Círio de Nazaré, maior manifestação católica do mundo, aproxima o cristão da Eucaristia. “Se quisermos redescobrir em toda a sua riqueza a relação íntima entre a Igreja e a Eucaristia, não podemos esquecer Maria, Mãe e modelo da Igreja. Maria pode guiar-nos para o Santíssimo Sacramento porque tem uma profunda ligação com ele", afirma citando a encíclica Ecclesia de Eucharistia (Igreja da Eucaristia), promulgada no dia 17 de abril de 2003, pelo Papa João Paulo II.

Os católicos paraenses também refletirão sobre o Corpo de Sangue de Cristo ao longo do próximo ano. O período de 12 de janeiro de 2015 a 12 de janeiro de 2016 será o Ano Eucarístico da Arquidiocese de Belém, “momento pelo qual devemos preparar bem os espaços, o coração e mais ainda, a vida cristã de nossas comunidades de igreja”, declara Dom Alberto. “Nossa Igreja tem a tarefa de oferecer um testemunho vivo da fidelidade ao Senhor e de espírito eucarístico”, completa.

Fonte: zenit.org

0 Response to "Arquidiocese de Belém anuncia o tema do Círio de Nazaré para 2015."