Saíba mais sobre o Tempo do Advento !

O advento vem do Latim Adventue que significa "Chegada".

É o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis esperam o Nascimento de Jesus Cristo. Vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz.

No calendário religioso este tempo corresponde as quatro semanas que antecede o Natal.

O Advento deve ser celebrado com solidariedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nós unamos dos anjos

Os paramentos litúrgicos são: (Clasula, Estola, Dalmática, Pluvial, Cíngulo e etc...). São de cor roxa bem como o véu que recobre o ambão, a bolsa do corporale, o véu do cálice, cujo os mesmos tem o sinalde conversão em preparação para a festa do Natal.

A única exceção é o Terceiro Domingo do Advento, Domingo Gaudete ou da Alegria, cuja a cor tradicionalmente usada é a rosa, em em substituição do roxa, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem próximo.
A Coroa do Advento e seus significados

A forma circular: O círculo não tem começo, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, e também do nosso amor a Deus, e ao próximo que nunca deve terminar. E também o círculo da uma idéia de "Elo" de união com Deus e as pessoas, uma grande "Aliança".

As ramas verde

Verde é a cor da esperança e da vida Deus quer que esperamos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida.

A fita Vermelha

A fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é reunida com a chegada de Jesus.

As bolas

As quatro velas: Simbolizam as quatros semanas do Advento. No início vemos a coroa sem a luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão no pecado. A medida que se aproximando o Natal. Ao passar das semanas do advento.

As quatros velas

Simbolizam as quatros semanas do Advento, no início vemos a coroa sem a luz e sem brilho. Nos recorda a experiência da escuridão no pecado, A medida que vai se aproximando o Natal, ao passar das semanas do advento.

Vão acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada no meio de nós do Senhor Jesus Cristo, luz do mundo que dissipa toda escuridão, trazendo aos nosso corações a reconciliação tão esperada.

A Primeira vela: Lembra o perdão concedido a Adão e Eva.

A Segunda vela: Simboliza a fé de Abraão e dos outros patriarcas, a quem foi anunciado a terra prometida.
A Terceira vela: Lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.
A Quarta vela: Recorda os profetas que anunciaram a chegada do Senhor.

O mais adequado é que todas as velas da coroa do Advento sejam roxas, com exceção de uma que pode ser rosa para lembrar o Domingo Gaudete.

O Advento começa exatamente quatro domingos antes do Natal e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus.

As árvores de natal e os presépios tem o tempo de ornamentação do 1º domingo do Advento até a Festa da Epifania do Senhor. E depois da Epifania, ou seja na semana seguinte temos a chegada do outro tempo litúrgico, que é o Tempo Comum.

Texto: Pesquisas de Francinaldo de Aguiar
Fotos: internet

0 Response to "Saíba mais sobre o Tempo do Advento !"