Memória: testamento de uma vida !

Durante a vida, Dom Reinaldo procurou a todo momento viver a fidelidade de sua fé, no Deus da vida. Um pastor que ao partir deixa atrás de si um caminho aberto e iluminado, diante dos que desejam seguir os passos do Pai.

Aqui enfrentou os desafios da convivência com uma cultura diferente e a angústia diante das injustiças sociais, conviveu com essas dificuldades, foi por vezes incompreendido; de tudo deixou sobressair sempre o amor. Amor demonstrado, sobretudo, em gestos de acolhimento, de humildade e em obras que buscavam a concretização da justiça e a inclusão dos menos favorecidos.

Quero destacar a Escola Família Agrícola - EFA, um serviço idealizado e implantado por ele, mantido com muita dedicação e que tanto bem produziu. A motivação era o sonho da superação das dificuldades enfrentadas na época, pelos jovens do meio rural, como: analfabetismo, pobreza extrema, descuido com a natureza e uma agricultura pouco produtiva.

A semente plantada germinou, cresceu, frutificou e hoje depois de alguns anos é uma felicidade ver muitos dos jovens que viveram essa experiência manifestar a sensibilidade social, atuando como profissionais de diversas áreas, buscando a concretização esse ideal de inclusão por ele sonhado.

O sentimento a Dom Reinaldo é de muita gratidão por ter me envolvido com vários companheiros, (lavradores, jovens, monitores, entidades) nesta experiência tão fecunda e significativa em minha vida.

Obrigada Dom Reinaldo !

Lindalva Almeida