O 5º Congresso de Líderes das Religiões Mundiais será realizado entre os dias 10 e 12 de junho na cidade de Astana, capital do Cazaquistão. O encontro acontece a cada três anos desde 2003 e tem como objetivo fomentar o diálogo com os políticos para superar os crescentes conflitos em todo mundo.

O tema principal do evento esse ano será “O diálogo dos líderes religiosos e dos políticos pela paz e o desenvolvimento”, outros quatro subtemas também serão discutidos durante o congresso: “A religião e os líderes políticos: a responsabilidade pelo gênero humano”; “A influência das religiões sobre os jovens: educação, ciência, cultura e mídia de massa”; “Religiões e política: novas tendências e perspectivas”; “Diálogo fundado no respeito recíproco e a compreensão entre os líderes e os seguidores das religiões mundiais e tradicionais para a paz, a segurança e a harmonia”.

Em preparação ao encontro de junho são realizadas reuniões permanentes que contam com representantes das maiores religiões do mundo: as religiões monoteístas abraâmicas – judaísmo, cristianismo e islamismo – e as orientais: hinduísmo e budismo.

A iniciativa para a realização do Congresso nasceu no Vaticano quando da visita do então Presidente da República, Nursultan Nazarbayev, a João Paulo II. Na ocasião, o Presidente casaque pediu o apoio da Santa Sé para iniciar no país uma iniciativa de diálogo entre as religiões.

Em resposta ao pedido de Nazarbayev, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso enviou ao país no centro-asiático o responsável para o diálogo com o Islã, dando início assim a uma estreita colaboração que se perpetua até os dias de hoje. O país promotor do evento representa a mais rica variedade étnico cultural e religiosa.

Religião e Estado

O governo casaque considera fundamental a promoção do diálogo entre as religiões, motivo pelo qual auxilia o Chefe do Secretariado para o Diálogo e Presidente do Senado, Kassym-Jomart Tokayev, a organizar os encontros, através dos Ministérios dos Assuntos Exteriores e do Esporte e da Cultura, que compreende o Comitê para os Assuntos Religiosos. O representante do Dicastério Vaticano, Khaled Akasheh sempre encorajou a parte casaque a “exercer uma sã e necessária distinção entre religião e política, também na organização dos congressos”.

Informações: A12
Fonte: CNBB

0 Response to "Representantes das maiores religiões do mundo preparam Congresso Mundial no Cazaquistão."