Dicas para economia da água !

O que você tem feito para colaborar no uso consciente e responsável da água? Há muitas possibilidades de contribuir, começando em casa.

Veja essas dicas:
Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia.

Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.

Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

“A sociedade estará empenhada numa séria reflexão, no dia mundial da Água, 22 de Março de 2015. Celebrado desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.”

Vamos acompanhar essas reflexões e rezar  para que as medidas sejam realmente assumidas para o bem de toda humanidade. Vamos mover nossas comunidades e toda sociedade para essa reflexão e assumamos também nós, atitudes concretas e posturas coerentes que ajudem a cuidar e utilizar da água com amor, respeito e compromisso com a vida.

“Nós buscamos teu perdão pelo mal que praticamos, pois ao pobre, nosso irmão, água limpa nós negamos. Poluindo nossas fontes é a vida que se vai. Nova Páscoa viveremos só no teu amor, ó Pai”. (Trecho do Hino da CF 2004).

Fonte: www.manausambiental.com.br

0 Response to "Dicas para economia da água ! "