Paróquia de Chapadinha. 06 de março de 2015.

Representantes das 12 dioceses do Regional Nordeste V da CNBB Maranhão, participaram na última 4ª feira da 4ª reunião em preparação à 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão, que acontecerá no mês de outubro deste ano em Chapadinha, Diocese de Brejo-MA.

A 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão terá como Tema “Territórios livres para o Bem Viver dos Povos” e Lema: “Tire as sandálias: o lugar onde estás é chão sagrado”

No Maranhão o modelo “desenvolvimentista” implementado privilegia os sistemas produtivos e econômicos pautados pelos grandes projetos, sobretudo o agro e hidronegócios.

A 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão quer provocar um debate sobre a realidade de injustiça e negação de direitos vivenciados pelos povos do Maranhão a partir dos elementos Terra e Água, sensibilizando e articulando forças vivas da Igreja e da sociedade, denunciando assim as injustiças e celebrando a alegria da partilha para a construção e fortalecimento da paz e solidariedade entre os povos.

A Romaria acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro deste ano na cidade de Chapadinha, Diocese de Brejo.

Segundo Dom Valdeci, bispo da Diocese, a qual acolherá o maior evento realizado pela Igreja do Maranhão, “uma das coisas importante é a mobilização das paróquias, motivar as comunidades a participarem do processo de construção deste grande evento realizado pela Igreja do Maranhão”. Ele ressalta ainda que o tema vai de confronto com as realidades gritantes da luta pela terra. E que este é um momento para a Igreja do Maranhão vivenciar seu profetismo, seu testemunho no seguimento de Jesus Cristo.

Nesta 4ª Reunião foram debatidos pontos importantes para a realização deste grande evento, como o papel das comissões a escolha do cartaz, fechamento da cartilha, folder, vídeo, seminários regional e diocesanos que tratará do tema da 12ª Ramaria da Terra e das Águas, e equipes de organização do evento. A próxima reunião acontecerá em Chapadinha nos dias 28 e 29 de abril.

Por Eanes Silva - Pascom Regional NE5 da CNBB

Informações: Diocesana de Brejo

0 Response to "Paróquia de Chapadinha recebe representantes das dioceses para encontro de preparação para a 12ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão."