“A felicidade é Cristo, não um app no celular”, diz Papa Francisco.

O coração da Igreja acolheu nos últimos dias (23 a 25) o Jubileu dos Adolescentes. A capital italiana recebeu cerca de 60 mil adolescentes para as festividades, dentre elas, o encontro com Papa Francisco.

Em um de seus discursos para os adolescentes, o Papa disse que “o amor é a carteira de identidade do cristão, é o único ‘documento’ válido para sermos reconhecidos como discípulos de Jesus. Se este documento perde a validade e não for renovado, deixamos de ser testemunhas do Mestre”.

Francisco acrescentou que amar não é fácil: “é exigente e requer esforço, pois significa oferecer algo de nós mesmos: o próprio tempo, a própria amizade e as próprias capacidades. Não é o amor das novelas. É livre, porque não possui”.

O segredo para amar é Jesus, acrescentou o Papa, que oferece o dom maior, um dom para a vida: “Ele nos oferece uma amizade fiel, da qual nunca nos privará. A principal ameaça que impede de crescer como se deve é ninguém se importar conosco, é nos sentirmos deixados de lado. Ao contrário, o Senhor está sempre conosco. Ele no espera pacientemente e aguarda o nosso sim”.

A felicidade não é um 'app' no celular

Francisco falou ainda do desejo de liberdade que os adolescentes sentem. Ser livre, afirmou ele, não significa fazer aquilo que se quer, mas é o dom de poder escolher o bem: é livre quem procura aquilo que agrada a Deus, mesmo que nos obrigue a escolhas corajosas. Ser livre é saber dizer sim e não.

“Não se contentem com a mediocridade, ficando cômodos e sentados; não confiem em quem os distrai da verdadeira riqueza, dizendo que a vida só é bela se possuir bens materiais. A felicidade não tem preço, nem se comercializa; não é um ‘aplicativo’ que se baixa no celular: nem a versão mais atualizada os ajudará a torná-los livres e grandes no amor”.

"Ai dos jovens que não sabem sonhar. Se um jovem dessa idade não sonha, já está aposentado", disse acrescentando que o amor não se realiza falando dele, mas o colocando em prática! Para crescer no amor, o segredo também é o Senhor.

Treinar o amor

Mas também para amar é preciso treinamento, disse Francisco, como os campeões esportivos, começando desde já com empenho e afinco. Como programa diário desse treinamento, o Papa sugeriu as obras de misericórdia.

“Assim, se tornarão campeões de vida, campeões de amor, e serão reconhecidos como discípulos de Jesus. E lhes garanto: a alegria será completa”.

Fonte: Rádio Vaticano

IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Tecnologia do Blogger.

NOTÍCIAS GERAIS DA ICAR

GRUPOS, MOVIMENTOS OU PASTORAL