João Paulo Ferreira escreve ao Portal Igreja na Mídia sobre 4º Domingo do Advento.

Amados irmãos e irmãs, Deus nos convida a dar-nos o nosso sim nessa proximidade do seu nascimento, a Virgem Maria nos ajuda neste ultimo domingo do Advento a sermos fiéis ao chamado de Deus.

O Evangelho deste 4º Domingo do Advento, nos destaca vários pontos importantes que nos ajudam a compreender a humanidade de nosso Senhora, fazendo-se de escrava do Senhor para dar-se ao mundo o Verbo Encarnado. Nós sabemos pelo evangelho de São Lucas, que Maria disse "Sim", que Maria deixou que Deus fosse Deus em sua vida: " Eu sou a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra"!

Maria tinha sido prometida em casamento a José e sem saber como explicar a gravidez ao noivo, abandonou-se confiantemente nas mãos do Senhor. Por outro lado, José sabendo que o filho não é geração humana seu, resolve deixar Maria secretamente, e então como fizera antes com Maria, Deus agora dirige sua palavra a José através do mesmo anjo: "José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de deus pecados".

José também diz "Sim", ele desfaz-se de seus planos e agora assim como Maria, abraça os planos de Deus em sua vida, e corre ao encontro de Maria para aceitá-la como sua esposa. Minha gente é um domingo concreto baseado na certeza do "Sim" que o Emanuel "Deus conosco", está próximo a nascer em nossos corações, a Virgem Maria nos mostra humildade, São José nos mostra obediência à vontade de Deus, que eles possam ser motivos de inspiração para nós, que o nosso "Sim" possa acontecer de coração e que à vontade do Deus altíssimo prevaleça sempre em nossos corações. Que Deus nos ajude a sairmos sempre fiéis ao seu chamado e que nós nos preparemos bem para receber em nossos corações o menino Jesus que está vindo.

Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo.

Texto: João Paulo Ferreira
Colunista do Portal Igreja na Mídia