Papa pede que comunicadores rompam com o círculo vicioso das más notícias.

No dia de São Francisco Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores católicos, o Papa Francisco divulga a sua Mensagem para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Com o tema: "Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5) - Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo", o Santo Padre reflete sobre a lógica atual onde as notícias negativas ganham maior destaque na mídia e em oposição a essa realidade propõe o rompimento com esse “círculo vicioso”.

Francisco propõe um “estilo comunicador aberto e criativo” que não ocupe o “papel de protagonista do mal” e que rompa com a lógica atual que diz que uma boa notícia não desperta a atenção das pessoas.

A todos queria convidar a oferecer aos homens e mulheres do nosso tempo relatos permeados pela lógica da ‘boa notícia’”, indica o Papa. 

Se a história é contada a partir de uma chave interpretativa, isto é, da forma como o comunicador percebe a realidade, e isso depende das lentes com a quais enxerga o mundo, o Papa fala sobre qual prisma um comunicador católico deve "ver" a realidade.

“Para nós, cristãos, os óculos adequados para decifrar a realidade só podem ser os da boa notícia: partir da Boa Notícia por excelência, ou seja, o ‘Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus’”, exorta Francisco.

Na Palavra de Deus, o sofrimento pelo qual passa a humanidade tem um significado mais amplo. Na Salvação apresentada pelo Pai, por meio de Seu Filho Jesus, o homem possui uma nova vida e não está sozinho. Nesse contexto, o Papa frisa o tema central da Mensagem:

’Não tenhas medo, que Eu estou contigo’ (Is 43, 5): é a palavra consoladora de um Deus desde sempre envolvido na história do seu povo. No seu Filho amado, esta promessa de Deus que assume toda a nossa fraqueza, chegando ao ponto de sofrer a nossa morte”.

Por fim, o Papa fala da esperança que deve mover o coração e a missão de um comunicador cristão: 

"A confiança na semente do Reino de Deus e na lógica da Páscoa não pode deixar de moldar também o nosso modo de comunicar. Tal confiança que nos torna capazes de atuar – nas mais variadas formas em que acontece hoje a comunicação – com a persuasão de que é possível enxergar e iluminar a boa notícia presente na realidade de cada história e no rosto de cada pessoa".

Informações: A12
COMPARTILHAR:

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.

PASSANDO

PASSANDO

POR REFORMULAÇÃO

POR REFORMULAÇÃO

AGUARDEM !!!!

AGUARDEM !!!!