Jorge Rios escreve ao Portal Igreja na Mídia, sobre a necessidade de ação da Igreja perante o aumento da criminalidade em nosso município.

Meus irmãos e irmãs, há alguns meses dirigi a mensagem abaixo a todos os religiosos da Diocese de Coroatá, tratando da necessidade de ação da Igreja perante o aumento da criminalidade em nosso município:

"Meus irmãos religiosos, eu estava refletindo sobre o papel da Igreja em relação às questões sociais da nossa cidade. No meu entendimento, nós enquanto católicos, perdemos o protagonismo, porque a Igreja se limitou a ser uma casa para orar, e não de oração (orar + ação).

Nesse sentido, gostaria de me reportar especialmente à questão da segurança pública e dizer que a Igreja deveria agir, atraindo para si a responsabilidade do problema. Como ponto de partida, aconselho aos senhores, nossos padres, a organização de uma reunião, formalizada através de um convite assinado por todos os religiosos, com os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como todos os seguimentos representativos da sociedade local.

A fim de debater as funções e as medidas que devem ser implantadas em relação ao tema, realizando uma ação conjunta onde todos se comprometam a assumir as suas responsabilidades para solucionar o problema. Nesse encontro, seria importante cobrar do Executivo estadual mais investimentos em segurança pública e do Executivo municipal a geração de emprego e renda, além da criação de diversas modalidades esportivas e culturais direcionadas aos jovens para mantê-los ocupados e, na oportunidade, descobrir talentos, contribuindo para elevação da autoestima e da esperança.

Além disso, exigir do Legislativo a elaboração de normas mais eficazes e do Judiciário mais rigidez na aplicação das leis. Na ocasião, a Igreja, também, assumiria a responsabilidade de priorizar as pastorais da juventude, voltando para elas a sua atenção. E não se pode esquecer a participação da imprensa para a cobertura do evento e divulgação, nos meios de comunicação e nas redes sociais, dos compromissos assumidos por cada participante. Com isso, a nossa amada Igreja faria um papel de grande relevância junto à sociedade."

Apesar disso, meus irmãos e irmãs, nenhuma providência foi tomada por parte dos nossos religiosos. E o que observamos é o crescente aumento da violência local nos últimos meses, com a tendência de ampliar-se, especialmente pela aproximação do carnaval, período no qual sempre cresce a preocupação com a segurança pública.

Texto: Jorge Rios
Colunista do Portal Igreja na Mídia