Pe. João Evangelista escreve ao portal sobre as SMP e Jubileu da Diocese de Coroatá.

Santas Missões Populares em clima jubilar

“Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa Nova. Pois foi para isso que eu sai” (Mc 1, 38).

Queridos irmãos e irmãs,
 A nossa Diocese de Coroatá se prepara para celebrar seu Jubileu que acontecerá no dia 05 agosto de 2017. Queremos que o ano jubilar dos 40 anos de história da Diocese seja uma verdadeira “sacudida” para percebermos os sinais da realidade que somos interpelados. Entremos no clima do Jubileu a partir do tema que apresenta três palavras-chaves: Memória, Testemunho e Esperança, que reanima o espírito missionário da vivência eclesial, renovação da fé e reconciliação, celebração e compromisso com a nossa Igreja particular.
 

As Paróquias de Coroatá: Nossa Senhora da Piedade e São Raimundo Nonato tem vivido a experiência das Santas Missões populares, projeto que culminará com a realização da Semana Missionária, de 07 a 15 de julho de 2017. Todo povo de Deus é convocado para missão. Não deixemos de participar das Santas Missões Populares.

O que são SMP? As SMP são um novo jeito de evangelizar, uma nova maneira de ser Igreja, uma das formas de “colocar a Igreja em estado permanente de missão” (DAp 551).  Segue abaixo o significado de SMP:
ü  SANTAS: porque é tempo favorável e fecundo da graça, de viver mais intensamente o amor de Deus por nós e nosso amor por Ele;
ü  MISSÕES: porque Missão é partir, sair de si mesmo, ir ao encontro do outro, comprometendo-nos com a Missão que Cristo nos deixou;
ü  POPULARES: porque acontecem no meio do povo e com o povo, assumindo seus anseios e sonhos por uma vida mais digna e uma Igreja de comunhão e participação.

O Papa Francisco tem persistido muito na transformação missionária da Igreja: a Igreja precisa sempre estar “em saída”. A alegria do Evangelho deve encher a vida de todos nós, discípulos e discípulas do Senhor Jesus. É esta “alegria missionária” (EG 21).

Na Quaresma é oportuno fazer a experiência missionária: “tempo propício para abrir a porta a cada necessitado e nele reconhecer o rosto de Cristo” (Papa Francisco). É um caminho favorável de conversão para refletirmos a Campanha da Fraternidade deste ano que nos apresenta como tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e o lema: “cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Confiemos as SMP à proteção de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da nossa Diocese. Ela que recebeu a força do Espírito Santo para ser testemunha do ardor missionário com os Apóstolos (At 1,14). Que o Espírito de Deus conduza nossa Igreja em saída que anuncia com alegria o Evangelho.

Pe. João Evangelista

Oração das Santas Missões Populares

Ó Deus Trindade, comunidade missionária, dá-nos tua sabedoria a fim de que nossos corações acolham com entusiasmo o espírito missionário, para que nossas Paróquias formem uma rede de comunidades acolhedoras e solidárias.

Senhor Jesus Cristo, ajudai-nos a sermos discípulos e discípulas, na esperança de nos libertar do cansaço, da desilusão e da acomodação, para promover a cultura da vida. Acolhei o ardor da missão de sair ao encontro dos pobres, dos excluídos e dos afastados.

Espírito Santo, força consoladora, fortalece tua Igreja missionária, advogada da justiça e defensora dos pobres. Fazei que sejamos sensíveis às dores do povo.

Senhora da Piedade, discípula missionária, São Raimundo Nonato e todos os padroeiros de nossas comunidades, acompanhai nossa Igreja em saída que anuncia com alegria o Evangelho. Amém!

Obs.: façamos bom uso dessa cartilha: nos encontros (ou via-sacra) realizados nas casas ou capela da comunidade, não deixemos de rezar a oração das Santas Missões Populares.
COMPARTILHAR:

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.

PASSANDO

PASSANDO

POR REFORMULAÇÃO

POR REFORMULAÇÃO

AGUARDEM !!!!

AGUARDEM !!!!