Pe. João Evangelista escreve ao portal sobre as SMP e Jubileu da Diocese de Coroatá.

Santas Missões Populares em clima jubilar

“Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa Nova. Pois foi para isso que eu sai” (Mc 1, 38).

Queridos irmãos e irmãs,
 A nossa Diocese de Coroatá se prepara para celebrar seu Jubileu que acontecerá no dia 05 agosto de 2017. Queremos que o ano jubilar dos 40 anos de história da Diocese seja uma verdadeira “sacudida” para percebermos os sinais da realidade que somos interpelados. Entremos no clima do Jubileu a partir do tema que apresenta três palavras-chaves: Memória, Testemunho e Esperança, que reanima o espírito missionário da vivência eclesial, renovação da fé e reconciliação, celebração e compromisso com a nossa Igreja particular.

As Paróquias de Coroatá: Nossa Senhora da Piedade e São Raimundo Nonato tem vivido a experiência das Santas Missões populares, projeto que culminará com a realização da Semana Missionária, de 07 a 15 de julho de 2017. Todo povo de Deus é convocado para missão. Não deixemos de participar das Santas Missões Populares.

O que são SMP? As SMP são um novo jeito de evangelizar, uma nova maneira de ser Igreja, uma das formas de “colocar a Igreja em estado permanente de missão” (DAp 551).  Segue abaixo o significado de SMP:
ü  SANTAS: porque é tempo favorável e fecundo da graça, de viver mais intensamente o amor de Deus por nós e nosso amor por Ele;
ü  MISSÕES: porque Missão é partir, sair de si mesmo, ir ao encontro do outro, comprometendo-nos com a Missão que Cristo nos deixou;
ü  POPULARES: porque acontecem no meio do povo e com o povo, assumindo seus anseios e sonhos por uma vida mais digna e uma Igreja de comunhão e participação.

O Papa Francisco tem persistido muito na transformação missionária da Igreja: a Igreja precisa sempre estar “em saída”. A alegria do Evangelho deve encher a vida de todos nós, discípulos e discípulas do Senhor Jesus. É esta “alegria missionária” (EG 21).

Na Quaresma é oportuno fazer a experiência missionária: “tempo propício para abrir a porta a cada necessitado e nele reconhecer o rosto de Cristo” (Papa Francisco). É um caminho favorável de conversão para refletirmos a Campanha da Fraternidade deste ano que nos apresenta como tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e o lema: “cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Confiemos as SMP à proteção de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da nossa Diocese. Ela que recebeu a força do Espírito Santo para ser testemunha do ardor missionário com os Apóstolos (At 1,14). Que o Espírito de Deus conduza nossa Igreja em saída que anuncia com alegria o Evangelho.

Pe. João Evangelista

Oração das Santas Missões Populares

Ó Deus Trindade, comunidade missionária, dá-nos tua sabedoria a fim de que nossos corações acolham com entusiasmo o espírito missionário, para que nossas Paróquias formem uma rede de comunidades acolhedoras e solidárias.

Senhor Jesus Cristo, ajudai-nos a sermos discípulos e discípulas, na esperança de nos libertar do cansaço, da desilusão e da acomodação, para promover a cultura da vida. Acolhei o ardor da missão de sair ao encontro dos pobres, dos excluídos e dos afastados.

Espírito Santo, força consoladora, fortalece tua Igreja missionária, advogada da justiça e defensora dos pobres. Fazei que sejamos sensíveis às dores do povo.

Senhora da Piedade, discípula missionária, São Raimundo Nonato e todos os padroeiros de nossas comunidades, acompanhai nossa Igreja em saída que anuncia com alegria o Evangelho. Amém!

Obs.: façamos bom uso dessa cartilha: nos encontros (ou via-sacra) realizados nas casas ou capela da comunidade, não deixemos de rezar a oração das Santas Missões Populares.

IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.

PASSANDO

POR REFORMULAÇÃO