Quatro momentos marcantes para quatro anos de Francisco.

O Cardeal Bergoglio foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do Conclave, escolhendo o nome de Francisco. Ele é o primeiro Jesuíta a ser eleito Papa. Já são quatro anos e inúmeros momentos em que Francisco revela toda a sua singularidade, humildade e humanidade. Para este quarto aniversário escolhemos quatro momentos marcantes, principalmente para os brasileiros.

Conclave e Anúncio:
Ao ser eleito, há quatro anos na Capela Sistina, perguntaram a Bergoglio se aceitava. E ele disse: "Eu sou um grande pecador. Mas, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito".

Depois, já na Praça, o Papa inclinou a cabeça, em sinal de oração, e todos na Praça fizeram silêncio por alguns momentos. Por fim, Francisco deu a sua primeira Bênção “Urbi et Orbi”, aos fiéis de Roma e do mundo inteiro, e concluiu desejando a todos "Boa noite e bom descanso!". Em poucos minutos já revelou ser um alguém diferente.

Francisco no Brasil:
Ainda no início de sua jornada como Papa, Francisco assume um compromisso que era de Bento XVI, celebrar a Jornada Mundial da Juventude no Brasil (JMJ), no Rio de Janeiro (RJ), para uma multidão de mais de 3 milhões de pessoas, mas Francisco aproveitou a oportunidade e resolveu dar um pulinho na Casa da Mãe. Na manhã gelada de 24 de Março daquele ano, uma multidão esperava a visita do novo Papa a Aparecida. Ele celebrou sua primeira missa no Santuário Nacional. Avisou que retornaria em 2017, beijou crianças, almoçou com seminaristas no Seminário Bom Jesus. Uma pena que ele não virá, mas o momento ficará marcado no coração de todos.

Evangelii Gaudium:
A Alegria do Evangelho (em português), é a primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Foi publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro do ano de 2013.

A exortação tem mais de 200 páginas e está dividida em cinco capítulos, além da introdução: A transformação missionária da Igreja; Na crise do compromisso comunitário; O anúncio do Evangelho; A dimensão social da Evangelização; Evangelizadores com Espírito. O tema principal é o anúncio missionário do Evangelho e sua relação com a alegria cristã, mas fala também sobre a paz, a homilética, a justiça social, a família, o respeito pela criação (ecologia), o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, e o papel das mulheres na Igreja.

Também critica o consumo da sociedade capitalista, e insiste que os principais destinatários da mensagem cristã são os pobres. Acusa também o atual sistema econômico de ser injusto, baseado na tirania do mercado, a especulação financeira, a corrupção generalizada e a evasão fiscal.

Laudato Si:
Em português: Louvado sejas; subtítulo: "Sobre o Cuidado da Casa Comum" é uma encíclica do Papa Francisco, na qual o papa também critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. A encíclica foi publicada oficialmente em 18 de junho de 2015. Francisco coloca o dedo dentro de uma ferida delicada, mas de um jeito que somente ele é capaz de fazer.

Fonte: Rádio Vaticano, News. Va

IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.

PASSANDO

POR REFORMULAÇÃO