Quatro momentos marcantes para quatro anos de Francisco.

O Cardeal Bergoglio foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do Conclave, escolhendo o nome de Francisco. Ele é o primeiro Jesuíta a ser eleito Papa. Já são quatro anos e inúmeros momentos em que Francisco revela toda a sua singularidade, humildade e humanidade. Para este quarto aniversário escolhemos quatro momentos marcantes, principalmente para os brasileiros.

Conclave e Anúncio:
Ao ser eleito, há quatro anos na Capela Sistina, perguntaram a Bergoglio se aceitava. E ele disse: "Eu sou um grande pecador. Mas, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito".

Depois, já na Praça, o Papa inclinou a cabeça, em sinal de oração, e todos na Praça fizeram silêncio por alguns momentos. Por fim, Francisco deu a sua primeira Bênção “Urbi et Orbi”, aos fiéis de Roma e do mundo inteiro, e concluiu desejando a todos "Boa noite e bom descanso!". Em poucos minutos já revelou ser um alguém diferente.

Francisco no Brasil:
Ainda no início de sua jornada como Papa, Francisco assume um compromisso que era de Bento XVI, celebrar a Jornada Mundial da Juventude no Brasil (JMJ), no Rio de Janeiro (RJ), para uma multidão de mais de 3 milhões de pessoas, mas Francisco aproveitou a oportunidade e resolveu dar um pulinho na Casa da Mãe. Na manhã gelada de 24 de Março daquele ano, uma multidão esperava a visita do novo Papa a Aparecida. Ele celebrou sua primeira missa no Santuário Nacional. Avisou que retornaria em 2017, beijou crianças, almoçou com seminaristas no Seminário Bom Jesus. Uma pena que ele não virá, mas o momento ficará marcado no coração de todos.

Evangelii Gaudium:
A Alegria do Evangelho (em português), é a primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal escrita pelo Papa Francisco. Foi publicada no encerramento do Ano da Fé, no dia 24 de novembro do ano de 2013.

A exortação tem mais de 200 páginas e está dividida em cinco capítulos, além da introdução: A transformação missionária da Igreja; Na crise do compromisso comunitário; O anúncio do Evangelho; A dimensão social da Evangelização; Evangelizadores com Espírito. O tema principal é o anúncio missionário do Evangelho e sua relação com a alegria cristã, mas fala também sobre a paz, a homilética, a justiça social, a família, o respeito pela criação (ecologia), o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, e o papel das mulheres na Igreja.

Também critica o consumo da sociedade capitalista, e insiste que os principais destinatários da mensagem cristã são os pobres. Acusa também o atual sistema econômico de ser injusto, baseado na tirania do mercado, a especulação financeira, a corrupção generalizada e a evasão fiscal.

Laudato Si:
Em português: Louvado sejas; subtítulo: "Sobre o Cuidado da Casa Comum" é uma encíclica do Papa Francisco, na qual o papa também critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. A encíclica foi publicada oficialmente em 18 de junho de 2015. Francisco coloca o dedo dentro de uma ferida delicada, mas de um jeito que somente ele é capaz de fazer.

Fonte: Rádio Vaticano, News. Va 
COMPARTILHAR:

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.

PASSANDO

PASSANDO

POR REFORMULAÇÃO

POR REFORMULAÇÃO

AGUARDEM !!!!

AGUARDEM !!!!