Pe. João Evangelista faz reflexão do EVANGELO DOMINICAL ao Portal IGREJA NA MÍDIA.

Domingo do Ramos

Iniciamos hoje com a celebração do domingo de Ramos a Semana Santa. Tempo de fazermos a experiência do caminho da cruz com Jesus, aclamado pelo povo que o acolhe em Jerusalém como Rei e Senhor dos pobres, sem vez e sem voz!

A liturgia nos proporciona uma visão geral da Paixão do Senhor e introduz o Mistério Pascal de Cristo nas celebrações destes dias: “Vinde, subamos juntos ao monte das Oliveiras e corramos ao encontro de Cristo, que hoje volta de Betânia e se encaminha voluntariamente para aquela venerável e santa Paixão, a fim de realizar o mistério de nossa salvação. Agitando nossos ramos espirituais, o aclamemos todos os dias, juntamente com as crianças, dizendo estas santas palavras: “Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel” (Dos Sermões de Santo André de Creta).

A entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumento para cumprir a profecia de Zacarias tem como identificação a simplicidade do povo: “grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora seu está chegando, justo e vitorioso” (Zc 9,9). E a chegada de Jesus continua o caminho da cruz e marca o confronto com a sociedade judaica, na cidade centro do poder econômico, político, religioso e ideológico. Jerusalém repleta de peregrinos para celebrar a Festa da Páscoa, reconhece em Jesus o Reino da justiça: “Bendito o que vem em nome do Senhor” (Mt 21,9).

Com o gesto de louvor dos ramos agitados que animam a procissão, somos convidados a caminhar com Jesus no caminho do calvário para glória da ressurreição. Ele entrega-Se por nós. ‘Pai em tuas mãos entrego o meu espírito’. Sobressai a confiança em Deus que é o mais importante em nossa caminhada de fé.

Portanto, a celebração da Páscoa do Senhor no Domingo de Ramos expressa à síntese do Mistério pascal de Cristo a partir da experiência do povo impelido pelo caminho da ressurreição. Não deixemos de caminhar com Jesus. Ele nos ajuda a fazermos o caminho pascal de doação a serviço do Reino em defesa dos pequenos e injustiçados.
Texto: Pe. João Evangelista
Colunista do Portal Igreja na Mídia

IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Tecnologia do Blogger.

NOTÍCIAS GERAIS DA ICAR

GRUPOS, MOVIMENTOS OU PASTORAL