Pe. João Evangelista faz reflexão do EVANGELO DOMINICAL ao Portal IGREJA NA MÍDIA.



Domingo do Ramos

Iniciamos hoje com a celebração do domingo de Ramos a Semana Santa. Tempo de fazermos a experiência do caminho da cruz com Jesus, aclamado pelo povo que o acolhe em Jerusalém como Rei e Senhor dos pobres, sem vez e sem voz!

A liturgia nos proporciona uma visão geral da Paixão do Senhor e introduz o Mistério Pascal de Cristo nas celebrações destes dias: “Vinde, subamos juntos ao monte das Oliveiras e corramos ao encontro de Cristo, que hoje volta de Betânia e se encaminha voluntariamente para aquela venerável e santa Paixão, a fim de realizar o mistério de nossa salvação. Agitando nossos ramos espirituais, o aclamemos todos os dias, juntamente com as crianças, dizendo estas santas palavras: “Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel” (Dos Sermões de Santo André de Creta). 

A entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumento para cumprir a profecia de Zacarias tem como identificação a simplicidade do povo: “grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora seu está chegando, justo e vitorioso” (Zc 9,9). E a chegada de Jesus continua o caminho da cruz e marca o confronto com a sociedade judaica, na cidade centro do poder econômico, político, religioso e ideológico. Jerusalém repleta de peregrinos para celebrar a Festa da Páscoa, reconhece em Jesus o Reino da justiça: “Bendito o que vem em nome do Senhor” (Mt 21,9).

Com o gesto de louvor dos ramos agitados que animam a procissão, somos convidados a caminhar com Jesus no caminho do calvário para glória da ressurreição. Ele entrega-Se por nós. ‘Pai em tuas mãos entrego o meu espírito’. Sobressai a confiança em Deus que é o mais importante em nossa caminhada de fé.

Portanto, a celebração da Páscoa do Senhor no Domingo de Ramos expressa à síntese do Mistério pascal de Cristo a partir da experiência do povo impelido pelo caminho da ressurreição. Não deixemos de caminhar com Jesus. Ele nos ajuda a fazermos o caminho pascal de doação a serviço do Reino em defesa dos pequenos e injustiçados.
Texto: Pe. João Evangelista
Colunista do Portal Igreja na Mídia
COMPARTILHAR:

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Tecnologia do Blogger.

NOTÍCIAS GERAIS DA ICAR

NOTÍCIAS GERAIS DA ICAR

GRUPOS, MOVIMENTOS OU PASTORAL

GRUPOS, MOVIMENTOS OU PASTORAL

NOTÍCIAS DAS COMUNIDADES DE COROATÁ

NOTÍCIAS DAS COMUNIDADES DE COROATÁ