Pe. João Evangelista faz reflexão do EVANGELO DO 3º DOMINIGO DE PÁSCOA ao Portal IGREJA NA MÍDIA.

O Evangelho deste terceiro  domingo da Páscoa   apresenta os discípulos que estão a caminho de  Emaús.

Quero partilhar o entendimento do Evangelho em três etapas:
- O desânimo dos discípulos a caminho;
- Jesus conversa com seus discípulos e explica Palavra de Deus;
- Jesus abençoou o pão e distribuiu.

Este primeiro aspecto trata do desânimo que toma conta dos discípulos. Estão como que cegos, são lentos para crer. Ainda estão pensando em Jesus morto e não o Ressuscitado. Eles saíram do convívio com os discípulos - desistiram da vida de comunidade. Tudo por conta da morte de Jesus.

Na segunda etapa: quando os os discípulos estão a caminho, Jesus chega no meio deles é pergunta: o que ides conversando? Ele entra na conversa e reanima os discípulos. A nossa missão nasce a partir do encontro com os afastados e desanimados.

É importante que nesse tempo das SMP façamos a experiência de encontrar com os nossos irmãos e irmãs de nossos setores e comunidades. Vamos levar esperança com o anúncio do Evangelho. Somos testemunhas da ressurreição. Foi o que Jesus fez quando escutou o sofrimento dos discípulos que contaram tudo que tinha acontecido em Jerusalém. Depois de escutar foi explicar a Sagrada Escritura. É uma atitude missionária para reorientar a vida dos discípulos.

Por último, os discípulos reconheceram Jesus no partir o pão. Recordaram que ficaram de coração ardendo quando Jesus explicava as Escrituras. Depois voltaram com o coração cheio de alegria contar tudo que tinha acontecido no caminho. Façamos a experiência de espalhar a Boa Notícia da ressurreição. Não fiquemos parados e desanimados sem fazer nada para transformar a vida de muitas pessoas que ainda não experimentaram a ressurreição. A partir da conversa e de nossos encontros somos enriquecidos em nossa  caminhada missionária que nasce dos sinais da presença do Cristo Ressuscitado.
 Texto: Pe. João Evangelista
Colunista do Portal Igreja na Mídia