Pe. João Evangelista faz reflexão do EVANGELO DO 4º DOMINIGO DE PÁSCOA ao Portal IGREJA NA MÍDIA.

O Bom Pastor.

O quarto domingo da Páscoa narra a doação do Bom Pastor que doou sua vida pelas ovelhas. E no Evangelho de hoje usamos duas imagens:
A) O Pastor e assaltante.
B ) Eu sou a Porta.

O evangelista usa essas imagens a partir da realidade dos pastores de Israel. Eles cuidavam de suas ovelhas que ficavam sempre atentas a voz do Pastor.

A primeira imagem: Pastor e assaltante. Essa definição começa quando Jesus diz: quem entra no redil antes de mim é ladrão e assaltante. São os fariseus que não  estavam preocupados com o povo, mas com os próprios interesses.

Os pastores cuidavam das ovelhas durante o dia, quando chegava à noite eram levadas para um redil comunitário aos cuidados de um porteiro. Os pastores entravam pela porta. Aqueles que entraram por outro lugar não são pastores. As ovelhas conhecem a voz dos pastores, não segue os estranhos.

Atualmente precisamos identificar os estranhos da realidade. Quem são os querem tomar proveito da fragilidade do povo de Deus? Os nomes dos estranhos todos nós sabemos. Caminhemos seguindo os passos do Bom Pastor. Deixemos nos conduzir pela voz de Deus. Os estranhos não tem pertence ao projeto do Reino.

A segunda imagem usada por Jesus: Eu sou a Porta. Quem entra pela porta encontrará esperança. Eu vim para que todos tenham vida. O Bom Pastor é um defensor da vida e dos males que deixa nossa sociedade ferida pelas injustiças. É preciso estar atento aos apelos da realidade, cheia de tensões e instabilidade. Estamos vivendo um momento difícil em nossa sociedade. Não podemos desanimar diante dos acontecimentos. O que fazer diante do cenário de incertezas? Essa resposta cada um pode dar a partir da realidade que vive.

Nossos gestos são significativos e ajudam de certa maneira a percebermos que é possível acreditar, confiando no Bom Pastor que nos ajuda a carregar nossos fardos.
Texto: Pe João Evangelista
Colunista do Portal Igreja na Mídia

IGREJA NA MIDIA DE COROATÁ. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.

PASSANDO

POR REFORMULAÇÃO