Ir. Márcia Aparecida da Congregação das Franciscanas de Siessen escreve ao Portal Igreja na Mídia sobre a Vocação Religiosa Cansagrada.

Vida Religiosa Consagrada

Consagrar-se, significa tornar algo sagrado; no caso da vida consagrada, significa que tudo que somos, fazemos e possuímos pertence a Deus em doação livre e alegre. E esse doar-se a Deus é algo radical. Todo o nosso passado, presente e futuro pertencem a Deus. 


A essência da vida consagrada é viver a radicalidade do Batismo. Um amor radical a Deus, ao próximo e ao serviço à humanidade. A motivação fundamental é o seguimento de Jesus até a identificação com Ele: Assumir os seus sentimentos, tornando-se cada vez mais o centro unificador e dinamizador da vida, na entrega a Ele por amor aos mais pobres. 

Aqueles que abraçam a vida religiosa não constroem uma família de carne e sangue: Vivem em fraternidade! Não escolhem amar uma pessoa em particular. Mas amam em cada pessoa Jesus Cristo Encarnado e tantas vezes crucificado nas dores da humanidade. No coração dessas pessoas encontra abrigo todos os filhos e filhas de Deus: a este tipo de amor chama-se castidade. 

Renunciam construir seus próprios bens, e partilham tudo o que ganham com seus irmãos. E a esse tipo de economia chama se pobreza. 

Colocam sua vontade na vontade de Deus, renunciando a realização de um projeto pessoal. Supõe plena disponibilidade e corresponsabilidade. A base é o diálogo e a fé, reconhecendo que o Senhor chega através das mediações dos superiores (as); Igreja; congregação e comunidade. Esse voto se chama obediência. 

A essa forma de vida se dá o nome: Vida religiosa consagrada, são homens e mulheres que apesar de seus limites. Querem por amor entregar tudo a Deus. 

E colocam suas vidas como uma grande oferenda ao Pai através da oração e intimidade com Ele. 

Ir. Márcia Aparecida Escher 
Congregação das Franciscanas de Siessen
COMPARTILHAR:

+1

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
PORTAL IGREJA NA MÍDIA - COMUNICAÇÃO À SERVIÇO DA IGREJA.. Tecnologia do Blogger.