Raylson Muniz escreve ao Portal Igreja na Mídia sobre a BÍBLIA.

A Bíblia Sagrada: “O Eu estou aqui de Deus”

Setembro mês civil de número 09 no ano, mês dedicado ao bem-estar mental, e mais precisamente manifestar a preocupação com as altas e alarmantes quantidades de suicídio cometido no Brasil e no Mundo, uma vez que os Dados da OMS a cada 40 segundos uma pessoa comete um suicídio no mundo e muitos dados que realmente carecem de atenção ao mundo todo, por isso a campanha do Setembro Amarelo.

No que se diz respeito ao Catolicismo e seu ano litúrgico o setembro é dedicado ao mês da Bíblia devido ao seu tradutor São Jerônimo (comemorado dia 30 de setembro), que a traduziu do hebraico, grego e aramaico que são as línguas originais das escrituras para o latim. A Bíblia é uma das infinitas provas do amor de Deus para conosco, que conta muitas e muitas outras provas desse amor, também conhecido como Ágape. Com um período histórico de formação entre 1.100 a.C a 100 d.C no que se baseia em um conjunto de livros (73), onde a escrita foi inspirada no Espírito Santo e que se divide em Antigo Testamento que retrata a aliança com Deus e a Humanidade (46), dividido em quatro partes:

Pentateuco: Gênesis; Êxodo; Levítico; Números e Deuteronômio.
Livros Históricos: Josué; Juízes; Samuel I e II; Reis I e II; Crônicas I e II; Esdras; Neemias; Macabeus I e II; Rute; Tobias; Judite e Ester.
Livros Sapienciais: Provérbios; Jó; Eclesiastes; Eclesiástico; Sabedoria; Salmos e o Cântico dos Cânticos.
Livros Proféticos: Está dividido em Profetas Maiores: Isaías, Jeremias; Ezequiel e Daniel.
E Profetas Menores: Lamentações; Baruc; Oséias; Joel; Amós; Abdías; Jonas; Miquéias; Naum; Habacuc; Sofonias; Ageu; Zacarias e Malaquias.

O Antigo Testamento possui ainda 07 livros que são chamados deuterocanônicos, os judeus e os protestantes não os consideram como inspirados por Deus, são eles: Tobias, Judite, Macabeus I e II, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. Foram aceitos pela Igreja Católica em 1556 no Concílio de Trento (reunião dos Bispos do mundo inteiro na cidade de Trento).

O Novo Testamento (27), narram a vinda do Cristo Salvador, o Emanuel (Deus Conosco. Mt 1:23). Está dividido em cinco partes:

Evangelhos: Mateus; Marcos; Lucas e João
Atos: Atos dos Apóstolos
Epístolas Paulinas: Romanos; Coríntios I e II; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; Tessalonicenses I e II; Timóteo I e II; Tito; Filemôn e Hebreus.
Epístolas Católicas ou Pastorais: Thiago; Pedro I e II; João I, II e III e Judas.
Apocalíptico: Apocalipse.

Considera-se a Bíblia como sagrada porque ela é a Palavra de Deus, Uma vez que, quando se contempla a natureza, o mundo, o universo, sempre vem a pergunta: Como tudo originou? Quem fez essa maravilha? Ao tentar responder a estas perguntas, sempre vem à mente a ideia de alguém que criou tudo e essa Palavra nos dar subsídios para o responder dessas questões, assim como o caminhar, o seguir da vida com discernimento e força. Sendo assim: “...lâmpada para os pés e luz para os caminhos... (Sl:119.105).

Portanto, não só o mês de Setembro mas sempre use a Bíblia, seja para orar, agradecer, pedir, seguir em caminhada pois ela é o Deus vivo em verbo, converse com Ele, O mesmo está sempre conosco desde os primórdios de tudo, Ele nunca nos abandona, Ele é conosco, eis que Ele bate à porta do seu coração, abra e O deixe entrar (Apoc. 3:20). Vamos deixar o Ágape nos preencher vamos nos deixar seduzir por Ele (Jeremias 20:7-13) e vamos fazer o mundo se seduzir, vamos acabar com essa onda de desvalorização da vida e vamos fazer refletir esse mundo litúrgico no mundo civil e vamos ser “luz do mundo e sal da terra” (Mateus 5:13-14) e lembre-se em tudo e em qualquer ocasião leia a Bíblia, em momentos bons e momentos ruins pois ela é o Eu estou aqui de Deus, Eu sou o Emanuel.

Raylson Muniz
Coordenador da Organização J.C.C (Juventude Católica Coroataense)
Coordenador do Retiro Deserto de Espiritualidade