Círio de Nazaré 2018 - Belém/ PA

A festividade do Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil e uma das que mais reúne fiéis em todo o mundo.

Em outubro, Belém costuma receber mais de dois milhões de visitantes de todos os cantos do Brasil para agradecer a Rainha e padroeira da Amazônia pelas bênçãos e milagres alcançados.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, acontecendo assim a primeira procissão do Círio de Nazaré em 8 de setembro de 1793, e nesse ano de 2018 chegando a sua 226ª edição com o tema: “Uma jovem chamada Maria”.

Náthaly Maria, da paróquia Nossa Senhora da Piedade e serva do grupo de oração Água Viva da Renovação Carismática Católica esteve este ano na festividade do Círio e nos conta como foi sua experiência.

Náthaly Maria: "Pra eu participar do Círio foi algo extraordinário. Você é tomada completamente pela energia do local. Você sente a fé de dois milhões de pessoas. É algo muito forte. O Círio transmite uma energia tão grande que é difícil não se emocionar. Você sai de lá uma pessoa fortalecida e renovada."

As comemorações anuais do Círio de Nazaré compõem-se por várias etapas, tendo 12 procissões oficias na festa que se estendem por quinze dias. As principais romarias do Círio de Nazaré, são:

ROMARIA FLUVIAL

A imagem peregrina é levada em um navio pelas águas da Baia do Guajará e acompanhada por centenas de barcos imensos e pequenas canoas até o porto de Belém em uma linda romaria fluvial aonde é recebida por uma enorme multidão.
TRANSLADAÇÃO

Sempre no sábado, véspera de Nossa Senhora de Nazaré, acontece a Trasladação, uma procissão à luz de velas que faz o percurso inverso da grande procissão de domingo, o Círio. A missa que antecedeu o início da trasladação do Círio foi celebrada no colégio Gentil Bittencourt. Após a cerimônia, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi colocada na berlinda e teve início a peregrinação pelas ruas da cidade até chegar a Catedral da Sé.

A procissão inicia por volta das 17 horas e faz o percurso por aproximadamente 6 horas.
O CÍRIO

O principal evento ocorre no segundo domingo de outubro com a grande procissão do Círio, que tem reunido mais de dois milhões de pessoas na capital do Pará. O percurso é de 3,6 km e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.
Muitos fiéis pagam suas promessas na noite da translação e na manhã do Domingos do Círio.

Os ex-votos que carregam objetos feitos a mão que simboliza a graça alcançada. É comum ver pessoas levando partes do corpo feita de madeira, a quem leve tijolos representando casas, fotos de pessoas doentes que receberam curas e até livros por ter passado em vestibular. É uma infinidade de promessas.

Há também promesseiros que percorrem todo o trajeto da procissão de joelhos.
"Ver essas pessoas andar todo aquele trajeto de 3 km de joelho sobre o sol escaldante, descalço e no meio de 2 milhões de pessoas é algo muito comovente. Só olhando para o rosto e a expressão de cada uma delas é capaz de sentir. É impossível não chorar. Simplesmente. E é emocionante ver como são amparados durante o tempo todo por voluntários que estão ali por eles.

Pessoas que sentem dores, mas que trazem consigo superação e agradecimentos. Cada olhar refletia na minha alma e eu chorava.

A todo momento eu me arrepiava com todas aquelas imagens na minha frente. É o tipo de cena que fica marcada na memória sabe!?

"Continua Náthaly, ao falar da emoção transmitida.
A CORDA NO CÍRIO DE NAZARÉ

Um dos mais importantes símbolos do Círio de Nazaré é a corda na qual os milhares de fiéis disputam espaço para tocá-la.

Introduzida no Círio em 1855, foi somente 30 anos depois, em 1885 que a corda começou a fazer parte oficialmente da procissão.

Até aquele Círio, a Berlinda onde a Santa é levada era puxada por cavalos, quando atolou na região do Ver-o-Peso, e os promesseiros passaram a puxá-la com a corda. A partir daí, a corda virou uma tradição, e está presente na Transladação, que ocorre na noite de sábado, e no Círio propriamente dito, na manhã de domingo. São 800 metros de corda dividida em duas, cada uma delas com 400 metros e 700 quilos.
"A fé e força dos fiéis que vão na corda é algo muito emocionante também. Primeiro porque é muita, muita gente mesmo disputando um espaço pra por a mão na corda e é uma massa que se move até de forma desgovernada na mesma direção. Muitos passam até mal e chegam a desmaiar pelo sufoco e calor. É surpreendente e está ali diante dos nossos olhos."

E por fim 15 dias após o Círio a festividade acaba com uma procissão de despedida, o RECÍRIO. A última das 12 romarias. Ao final, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré encontrada as margens do rio retorna altar-mor, na Basílica onde a imagem permanece até o próximo Círio.

"Saí de lá com a fé renovada, com o coração calmo e alegre. Com todas aquelas sensações, e emoções vividas. Com todas as imagens em minha memória. Essa foi minha primeira experiência com o Círio e espero ser o primeiro ano de muitos que virão."

Náthaly Maria
Grupo de oração Água Viva da Renovação Carismática Católica

0 Response to "Náthaly Maria escreve ao Portal Igreja na Mídia sobre sua experiência no Círio de Nazaré."