Homilia do 1º Domingo da Quaresma com o Pe. Edinilson Santos, SAC (Missionário Palotino).

Caríssimos irmãos e irmãs a paz esteja em vossos corações e que vossas vidas sejam presenças marcantes e de bençãos na vida daqueles que de ti se aproximam, após termos vivenciado a quarta-feira de cinzas dia de jejum e abstinência somos convidados adentrar no tempo quaresmal.
Esses quarenta dias de Retiro com a Igreja em preparação para recriação do mundo que se dá na Santa Páscoa do Senhor somos chamados a nos purificar com a oração, o jejum e a esmola para que sejamos templos purificadas diante do corpo Místico de Cristo morto e ressuscitado.

Esse 1º Domingo da Quaresma somos chamados a colocar nossos frutos diante do Senhor, os nossos primeiros frutos diante do Senhor que tudo nos dá, somos convidados a entregar a ele a primeira hora do dia, a primeira atitude do dia, o primeiro respirar do dia, o primeiro abraço, o primeiro olhar, o primeiro bom dia e o primeiro sorriso. Somos chamados a nos dar inteiramente ao Senhor do Amanhecer ao entardecer de nossas histórias pois antes éramos apenas um arameu errante que desceu ao Egito, ali se tornou um povo grande, forte e numeroso.

Os egípcios nos oprimiram, clamamos ao Senhor e o Senhor ouviu a nossa voz e viu nossa opressão e o Senhor nos tirou do Egito e conduziu-nos a este lugar e nos deu esta terra por isso trazemos em nós os primeiros frutos da terra que tu o Senhor nos destes, pois antes povo bom povo Santo éramos ninguém, éramos ninguém e o Senhor nos libertou e nos deu uma vida nova, somos chamados pela fé em Cristo, pelo amor à vida e para o nosso bem vencer o mal, vencer o maligno e a tentação pois a carne que é fraca para o pecado só se deixa cair quando sozinha não se permite conduzir pelo espírito que está preparado.

Jesus venceu onde Israel caiu porque se deixou conduzir pelo Espírito e por que não lutou apenas com suas forças mas com a fé e a decidida atitude de quem no mundo percebeu que não pertencia a si mesmo mas a Deus de onde tudo e todos provem. Enquanto reclamou por pão no deserto Jesus redescobriu o valor da palavra e deixou claro que não só de pão vive o homem mas de toda palavra que provém da boca de Deus. Enquanto Israel construiu para si Bezerro de Ouro, Ídolas a ser adorado Jesus deixou claro que não existe outro Deus além do Deus de Abraão de Isaac e de Jacó.

Desse modo ele venceu a idolatria e a doença do egoísmo que estraga o mundo, enquanto Israel tentou o Senhor seu Deus em Massá e Meriba Jesus venceu a falta de fé renovou em nós a esperança e deixou claro ao inimigo e a nós que com Deus não se brinca que a Deus não se tenta e com Deus não existe eu acho, talvez, mais ou menos mas com Deus tudo é sim ou não além disso é coisa do diabo.

Essa foi a primeira vitória de Jesus, outro combate definitivo estar no mistério da Cruz que veremos em reflexões próximas. Percebendo nossas fraquezas e talentos que também nos fortalece no caminho somos convidados pela segunda leitura a fazer bom uso da palavra Divina que já está gravada em nossos lábios em nosso coração e desse modo não nos coloquemos no mundo como julgadores que julgam os outros pelas suas fraquezas mas pelo contrário nos colocamos no mundo como alguém que olha para o outro com olhar de Misericórdia pois diante do Senhor não existe distinção de pessoas. Todos somos capazes de ser felizes e melhores, olhemos o outro com olhar de misericórdia com disposição de quem pode ajudar e com fé de quem vê a sua frente um vencedor em potencia.

Pois em Cristo já somos mais que vencedores, aproveitemos esse tempo para vivenciar o Evangelho, para curar nossos vícios, para deixar que o espirito nos conduza pelo deserto de nossa existência, para perceber que somos capazes de viver sem exageros mais com o necessário, sem poderes, mais com o serviço, sem tentar a\Deus mais esperimenta-lo em seu amor, estando em sua presença, pois hoje mais que ontem precisamos está em Cristo.

Deus te abençoe e um santo 1º Domingo Quaresmal.

Pe Edinilson Santos, SAC
(Missionário Palotino)
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Homilia do 1º Domingo da Quaresma com o Pe. Edinilson Santos, SAC (Missionário Palotino)."

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
PORTAL IGREJA NA MÍDIA - COMUNICAÇÃO À SERVIÇO DA IGREJA.. Tecnologia do Blogger.