Grandes jornais brasileiros repercutem a 57ª Assembleia Geral da CNBB.

Os maiores jornais de circulação no Brasil, como a Folha de São Paulo e O Globo, repercutiram a abertura da 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que se realiza em Aparecida (SP) no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida de 1º a 10 de maio.
O jornal paulista destacou que a Assembleia busca um discurso de unidade e que a Assembleia em Aparecida (SP) ocorre em meio a tensões da Igreja Católica com o governo Bolsonaro. Segundo o jornal, o clima na reunião reflete os tempos de polarização política no país.

O jornal citou a mensagem sobre o Dia do Trabalhador como responsável por elevar a temperatura de confronto com o governo em função das críticas que faz à proposta de Reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional.

O jornal ressaltou que o discurso oficial é o de que o cenário externo não interfere na tomada de decisão e que a CNBB busca tão somente praticar a doutrina social da Igreja, sem partidarismos.

O jornal Carioca, O Globo, também segue a mesma linha editorial da Folha. Ressaltou que a tendência é que os bispos passem a adotar um tom mais firme em propostas sociais, econômicas e políticas, se colocando como um contraponto às propostas de Bolsonaro que atentem contra os valores do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, como no caso da defesa de armas.

O veículo deu destaque também à preocupação dos bispos com a Reforma da Previdência e para as as eleições da nova presidência da entidade.

Às vésperas da Assembleia, o jornal O Estado de S. Paulo, também publicou matéria na qual afirma que as críticas ao papa Francisco afetam grupo conservador na CNBB e que a ação de bolsonaristas contra Francisco ajuda moderados na eleição do episcopado.

Outros veículos seculares, como a Revista Carta Capital, também repercutiram os processo da assembleia da CNBB e as disputas em relação à eleição para sua presidência.

A 57ª Assembleia Geral da CNBB também conta com ampla cobertura de veículos de inspiração católica, como sites, tvs e rádios, e jornais da região de Aparecida, como a TV Vanguarda, filiada da Rede Globo na Região.

Informações: CNBB

0 Response to "Grandes jornais brasileiros repercutem a 57ª Assembleia Geral da CNBB."