Como a Igreja Católica explica a Santíssima Trindade?

“Onde existe o Amor, existe a Trindade: um que ama, um que é amado e uma fonte de amor.”
- Santo Agostinho

Hoje celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade. Podemos até já saber que Deus é um, mas em três pessoas, mas você sabe explicar isso pras pessoas? Sabe como a Igreja Católica explica isso?
Se liga no que o Youcat – Catecismo da Igreja Católica para a juventude – explica pra gente nas perguntas 35 e 36:

- Cremos num Deus ou em três deuses?

Os cristãos não adoram três deuses diferentes, mas um único Ser que desabrocha em três, permanecendo, contudo, um. Que Deus seja trinitário, sabemo-lo por Jesus Cristo: Ele, o Filho, fala do Seu Pai que está no Céu “Eu e o Pais somos um” (Jo 10, 30).

Ele ora ao Pai e concede-lhes o Espírito Santo, que é o amor do Pai. A nós, concede-nos o Espírito Santo, que é o amor do Pai e do Filho. Por isso, somos batizados “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19).

- Pode descobrir-se que Deus é trinitário pela simples lógica?

O ser humano, somente através da razão, não consegue deduzir que Deus é Uno e Trino. Ele reconhece, todavia, a razoabilidade deste mistério, ao aceitar a revelação de Deus em Jesus Cristo.

Se Deus fosse só e solitário não poderia amar desde toda a eternidade. Iluminados por Jesus, encontramos sinais da Trindade de Deus já no Antigo Testamento (como em Gn 1,218,2; 2Sm 23,2) e até em toda a Criação.

Informações: Jovens de Maria

0 Response to "Como a Igreja Católica explica a Santíssima Trindade?"